Rss

terça-feira, 18 de março de 2014

Importante

Uma vez, entrando na sala de aula, para assistir à aula de Português, a professora travou a pesada porta que iria me bater, porque eu vinha distraída e como é hábito meu levar sempre comigo a educação para onde quer que eu vá, agradeci. Eu devia ter uns doze anos.
Assim como ela segurou a porta para eu passar, ela continuou para que meus coleguinhas passassem, mas poucos agradeceram, na verdade, alguns passavam se atropelando e brincando e mal notavam que a professora estava ali.
Quando estávamos todos sentados e em silêncio, a professora nos perguntou:
- Quais são as palavras mais simpáticas que vocês conhecem?
Uns respondiam "amor", outros "amizade", outros zuavam, típico de criança. Então ela decidiu reformular a pergunta:
- Essas são mesmo palavras muito simpáticas, mas quais são as palavras que têm força suficiente para abrir todas as portas do sucesso?
Vendo que nenhum aluno entendia o que ela queria dizer, ela se pronunciou:
- Obrigada e Por Favor. Gratidão e Humildade.

Na altura, como crianças, todos ficaram muito interessados e até concordaram, no entanto, alguns que eu conheço acabaram esquecendo disso. Talvez pelo peso que as responsabilidades da vida adulta têm, algumas pessoas esquecem que é importante manter a humildade para que possam conviver pacificamente com outras pessoas e ignoram a gratidão porque acham que tudo o que têm é delas por direito.
A coisa mais frustrante que eu já escutei foi que eu era obrigada a fazer algo por alguém porque essa pessoa era muito importante. Alguns professores da minha irmã chegam a fazer barbaridades com os alunos, como numa demonstração de força e poder, em  vez de tentarem fazer com que os alunos conheçam o que é o respeito pelo próximo. Hoje, eles deseducam as crianças, como se as crianças já não estivessem desnorteadas o suficiente em relação ao respeito, gratidão e humildade...
Para vos ser sincera, nada que eu faça por obrigação fica tão bem feito quanto o que eu faço por apreço, não é preciso que seja para os meus, eu sinto felicidade em ser util até mesmo para quem eu não conheço, e é triste quando alguém acha que merece ser tratado de forma superior. Dá a entender que a pessoa não tem consciência da sua mortalidade. Porque é isso mesmo: Não há dinheiro, estatuto ou religião que te salve na hora que você morre e todo mundo morre.
Minha avó era analfabeta, não sabia matemática e tinha pouca cultura geral, mas sabia ser nobre e não tem nada mais nobre do que a gratidão e a humildade.


Rute.

0 comentários:

Postar um comentário